Conservadores do Canadá elegem “populista do século XXI” para enfrentar Trudeau

O novo líder da oposição no Canadá, Pierre Poilievre, uniu o Partido Conservador com a promessa de “liberdade” e de combate à “cultura woke”. Apoiante dos protestos dos camionistas, que paralisaram uma parte do país no início do ano, prepara-se para ser candidato a primeiro-ministro em 2025.

Foto
Pierre Poilievre promete nomear um "defensor da liberdade de expressão" nas universidades do Canadá Reuters/PATRICK DOYLE

A sair de uma pandemia marcada por alguns dos maiores protestos contra a obrigatoriedade do uso de máscaras, e à boleia das guerras culturais que dividem os vizinhos do Sul, o Canadá ficou mais perto, neste fim-de-semana, de eleger o seu próprio líder populista exímio no uso das redes sociais. Numa eleição decidida à primeira volta, e por larga maioria, os militantes do Partido Conservador — o maior partido da oposição — escolheram como seu presidente Pierre Poilievre, visto como o derradeiro rival do progressista Justin Trudeau.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 21 comentários