Antigo presidente do V. Setúbal morre aos 91 anos

Fernando Pedrosa liderou o clube em quatro ocasiões e conquistou as duas primeiras Taças de Portugal dos sadinos. Liga e Federação Portuguesa de Futebol manifestaram profundo pesar pelo desaparecimento do dirigente.

Foto
Fernando Pedrosa liderou o Vitória de Setúbal em quatro períodos diferentes LUSA/RUI MINDERICO

O antigo presidente do Vitória de Setúbal Fernando Pedrosa morreu este domingo, aos 91 anos, revelou o antigo jogador e treinador do clube Fernando Tomé.

Histórico dirigente do V. Setúbal, clube no qual entrou pela primeira vez em 1958, como adjunto do vice-presidente para o futebol, Fernando Pedrosa viria a liderar o clube em diferentes ocasiões, cumprindo quatro mandatos entre 1964 e 1994.

Fernando Pedrosa liderou o clube na conquista das primeiras duas de três Taças de Portugal do clube, nas épocas de 1964/65 e 1966/67.

O antigo presidente dos sadinos desempenhou também funções na Federação Portuguesa de Futebol e foi vereador da Câmara Municipal de Setúbal e director da Santa Casa da Misericórdia da cidade.

A Federação Portuguesa de Futebol e a Liga de clubes lamentaram já a morte de Fernando Pedrosa, elogiando o seu desempenho enquanto dirigente desportivo.

“Foi com enorme consternação e mágoa que tive conhecimento da morte de Fernando Pedrosa. Um emérito dirigente, um apaixonado pelo futebol e pelo seu Vitória, mas acima de tudo um homem bom e um grande senhor”, escreveu o presidente da FPF numa nota publicada no site oficial, na qual endereça uma palavra de conforto aos familiares e amigos, bem como a todos os vitorianos.

Fernando Gomes elogiou “o trajecto e a postura” de Fernando Pedrosa, que serviram “de exemplo e de inspiração”, e destacou o legado que “enriquece os homens do futebol e do desporto” e, muito especialmente, aqueles “que tiveram a felicidade de conviver” com ele.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) emitiu, igualmente, uma nota de pesar pela morte de Fernando Pedrosa.

“Histórico presidente do emblema de Setúbal, Fernando Pedrosa liderou o Vitória de Setúbal em quatro períodos diferentes (1964-1969, 1971-1972, 1982-1985 e 1991-1994) e ficou ligado a uma das décadas mais vitoriosas da história do clube, com as conquistas da Taça de Portugal em 1964/65 e 1966/67, e com campanhas europeias do clube”, lê-se na mensagem do organismo liderado por Pedro Proença.

A LPFP recordou ainda que Fernando Pedrosa também desempenhou funções na FPF e manteve uma ligação forte com a cidade de Setúbal.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários