Jogos com História: A Champions “nasceu” no Jamor

Primeiro jogo da Taça dos Campeões: Sporting-Partizan, no Estádio Nacional. Primeiro golo da história da competição: João Martins, aos 14’ dessa partida. A fase de grupos da Champions regressou a semana passada. Boa altura para recordar o pioneirismo português na competição.

Foto
As equipas de Sporting e Partizan DR

Eram 17h do dia 4 de Setembro de 1955 quando o árbitro francês Édouard Harzic apitou para o início da partida entre o Sporting e o Partizan de Belgrado. A bola começou a rolar no relvado do Estádio Nacional, no Jamor, e assim começava a história em campo da Taça dos Clubes Campeões Europeus, antecessora da milionária Liga dos Campeões, cuja fase de grupos 2022/23 arrancou a semana passada com a participação de Benfica, FC Porto e Sporting. Quase sete décadas depois, há todo um mundo de diferenças a separar as realidades de cada tempo, mas Portugal tem um papel único na história da maior competição mundial de clubes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários