Marta Temido despede-se do cargo de ministra da Saúde. Sucessor pode tomar posse já no fim-de-semana

A ministra da Saúde demissionária desejou sorte a quem irá ocupar o cargo. Novo director executivo será nomeado pela nova equipa ministerial.

Foto
Marta Temido sai já do Ministério da Saúde LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

Com a apresentação do Estatuto do SNS, termina a missão que António Costa atribuiu a Marta Temido e abre-se caminho para a indigitação e posse do novo/a ministro/a da Saúde, que poderá acontecer ainda este fim-de-semana ou na segunda-feira. Temido apresentou demissão a 30 de Agosto, tendo o primeiro-ministro aceite o pedido.

O Presidente da República, a quem compete aceitar, divulgar e dar posse aos membros do Governo, chega no sábado do Brasil, onde participou nas comemorações do bicentenário da independência, pelo que não seria de estranhar que a comunicação sobre os novos governantes (pelo menos ministro e secretários de Estado da Saúde) acontecesse nos próximos dois dias.

A própria Marta Temido despediu-se do cargo no briefing do conselho de ministros: “Ao novo Ministro da Saúde desejo a maior sorte. Trabalhar num Governo é também trabalhar em equipa. Formamos equipa com quem esteve antes de nós e com quem virá a seguir a nós. Pela minha parte terei outras formas de servir o SNS, ao qual pertenço, e concretamente o meu Governo e o meu país.”

Ligeiramente mais afastada dos restantes ministros que partilharam com ela a mesa da conferência de imprensa do Conselho de Ministros, Marta Temido foi questionada sobre os motivos do pedido de demissão. “Tenho continuado a trabalhar e a servir o meu país, grata pela oportunidade que tive, tendo a plena consciência que há ocasiões em que avaliamos o nosso contexto pessoal e avaliamos as condições para prosseguir um caminho. Foi isso que fiz neste momento”, disse.

Mas as perguntas relacionadas com a data da sua saída, agora que o diploma que cria a Direcção Executiva do SNS foi aprovado em Conselho de Ministros, e sobre quem se segue à frente da pasta da saúde sucederam-se. A ministra da presidência, Mariana Vieira da Silva, tomou a palavra por Marta Temido.

“A escolha do Governo é uma competência exclusiva do primeiro-ministro e que depois será proposta ao Presidente da República. Entre o Presidente da República e o primeiro-ministro escolher-se-á uma data e ela será pública”, disse Mariana Vieira da Silva.

Director executivo nas mãos da nova equipa ministerial

Com a aprovação do diploma que vai criar a direcção executiva do SNS, fica cumprido o restante processo decorrente da nova Lei de Bases da Saúde e do novo Estatuto do SNS. “A direcção executiva do SNS visa responder aquilo que se revelou um papel essencial no combate a pandemia, a necessidade de melhor coordenação das respostas assistenciais, mas também atribuições que hoje estão acometidas a outras instituições do Ministério da Saúde e que se entende conferir a organização sob chapéu da direcção executiva”, explicou Marta Temido, referindo que a questão da organização é “o maior calcanhar de Aquiles do SNS”.

“A direcção executiva irá ser um instituto público de regime especial. É o que melhor responde às diversas necessidades que temos associadas”, sendo uma delas a autonomia desta entidade, e a garantia que tem poderes “para emitir orientações e directrizes gerais e especificas às entidades do SNS”. A direcção executiva será composta por um director executivo, um conselho de gestão, um conselho estratégico, uma assembleia de gestores e um fiscal único.

Mas quem será o novo director executivo do SNS? A resposta caberá à nova equipa ministerial. “O que se encontra previsto é que a designação seja feita por resolução do Conselho de Ministros, sob proposta da área da saúde” e esse “é um processo subsequente”. "A direcção executiva é um novo momento, que só poderá acontecer depois da redacção final do diploma. Esta aprovação foi feita com reserva da redacção final. Esse é efectivamente um novo momento”, disse.

Marta Temido foi novamente questionada sobre o seu envolvimento na escolha da nova direcção, mas quem respondeu foi Mariana Vieira da Silva. “O calendário passa primeiro para enviar o diploma para Belém e depois disso entrará em vigor o diploma para se poder escolher a equipa”, disse a ministra da Presidência, referindo que esta estrutura entrará “em pleno funcionamento em Janeiro de 2023 com aprovação do Orçamento de Estado onde esta figura já conste”.

Sugerir correcção
Ler 15 comentários