Além da inflação, o que vai marcar este ano político?

No início de Setembro, o Governo apresentou um pacote de medidas para combater os efeitos do aumento dos preços. E além da inflação, o que mais marcará a agenda política do país? É este ano que a eutanásia vai ser despenalizada? Fumar cannabis vai ser legal em 2023? 

i-video

O próximo ano político tem vários temas em cima da mesa e poderá ser o primeiro depois da pandemia em que a covid-19 não irá marcar a agenda política. Em Outubro, é tempo de olhar para o Orçamento do Estado para o próximo ano. O documento chega ao Parlamento a 10 de Outubro e será o primeiro com o cunho exclusivo do ministro das Finanças, Fernando Medina.

Depois de o Presidente da República ter chumbado a anterior proposta de lei para a despenalização da eutanásia, o tema vai voltar a ser discutido na Assembleia. A expectativa é que, tal como aconteceu na anterior legislatura, o diploma volte a ser aprovado e novamente enviado para Belém. Este ano, pela primeira vez, existe a possibilidade de o consumo e venda de canábis para fins recreativos ser legalizado.

No campo da administração pública, há seis partidos querem o regresso dos debates quinzenais, que em 2020 passaram a ser mensais. Desde então, o primeiro-ministro tem ido ao Parlamento mês sim, mês não, intercalando a sua presença com a de outro ministro.

Saiba mais: