Família real reunida. Estado de saúde da rainha Isabel II preocupa médicos

Monarca cancelou a sua agenda a conselho dos médicos. O príncipe Carlos e o príncipe William já se encontram na Escócia, Harry está a caminho.

Foto
A Rainha Isabel II indigitou, na terça-feira, a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss Reuters/POOL

A rainha Isabel II está sob supervisão médica no Castelo de Balmoral, na Escócia, depois de os médicos terem ficado “preocupados” com o seu estado de saúde, informou esta quinta-feira o Palácio de Buckingham. É a primeira vez que o palácio, que escolhe cuidadosamente as palavras para comunicar sobre a rainha, usa esta expressão. A monarca de 96 anos tinha cancelado a sua agenda de quarta-feira, a conselho da equipa médica que a acompanha.

Após uma avaliação mais aprofundada nesta manhã [de quinta-feira], os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”, disse o Palácio. Informou ainda que “a rainha continua confortável no Castelo de Balmoral”.

Todos os filhos da rainha encontram-se em Balmoral ao lado da mãe, assim como o neto que é segundo na linha de sucessão, William. O príncipe Harry, que está no Reino Unido com Meghan Markle por causa de um evento de caridade, também cancelou os seus planos e está a deslocar-se para a Escócia. A duquesa de Sussex, no entanto, não vai. O primeiro canal da BBC decidiu cancelar toda a programação até às 18h e os pivôs e intérpretes de língua gestual das estações televisivas estão com roupas e gravatas negras.

Um porta-voz do Palácio de Buckingham lembrou na quarta-feira que a rainha Isabel II tem 96 anos e que teve “um dia preenchido” na terça-feira, depois de ter recebido e aceitado a demissão de Boris Johnson e de ter indigitado Liz Truss como nova primeira-ministra do Reino Unido.

Na sequência dessas reuniões, “Sua Majestade aceitou esta tarde o conselho dos médicos para que descansasse”, o que significou o cancelamento da agenda para os próximos dias.

A rainha passa as suas férias de Verão no Castelo de Balmoral, e, esta semana, quebrou a tradição ao indigitar ali, e não no Palácio de Buckingham, a nova primeira-ministra, Liz Truss, depois de ter sido aconselhada pelos médicos a não fazer a viagem até Londres.

"Profundamente preocupados” com a Rainha

A primeira-ministra Liz Truss disse que “todo o país” se encontra “profundamente preocupado” com a notícia. "Os meus pensamentos — e os pensamentos das pessoas em todo o Reino Unido — estão com Sua Majestade a Rainha e com a sua família neste momento”, afirmou na sua página da rede social Twitter.

Truss encontrava-se no Parlamento a apresentar o seu plano para fazer face à escalada dos preços de energia quando um burburinho tomou conta da Câmara dos Comuns, onde a primeira-ministra recebeu uma nota manuscrita que os jornalistas pensam tratar-se de novidades sobre o estado de saúde da rainha. Também o líder trabalhista, Keir Starmer, recebeu um bilhete semelhante.

O arcebispo de Cantuária, Justin Welby, também reagiu e afirmou: “As minhas orações e as orações das pessoas em toda a Igreja da Inglaterra e na nação estão com Sua Majestade, a Rainha”. “Que a presença de Deus fortaleça e conforte Sua Majestade, sua família e aqueles que cuidam dela em Balmoral”, escreveu na sua página oficial do Twitter.

O líder trabalhista Sir Keir Starmer disse estar “profundamente preocupado”, tal como todo o povo britânico, com o estado de saúde da rainha. Por sua vez, primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, enviou seus pensamentos e desejos de melhoras à rainha, bem como o primeiro-ministro do País de Gales, Mark Drakeford.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estão entre os líderes políticos estrangeiros que desejaram melhoras à monarca. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o secretário-geral da ONU, António Guterres também enviaram mensagens de solidariedade.

Sugerir correcção
Ler 16 comentários