Isabel II, a rainha que andou de braço dado com a História e que assistiu ao declínio britânico na fila da frente

Reinado da monarca britânica, que não era para o ser, bateu recordes de longevidade e acompanhou as grandes mudanças políticas, sociais e culturais do século XX e início do milénio.

Estados Unidos
Fotogaleria
POOL/Reuters
historia,monarquia,mundo,isabel-ii,reino-unido,europa,
Fotogaleria
Isabel II e Oliveira Salazar durante uma visita da rainha britânica a Portugal, em 1957 Rui Gaudencio
,família real britânica
Fotogaleria
Isabel e Filipe foram casados durante 73 anos THE COUNTESS OF WESSEX / HANDOUT/EPA
historia,monarquia,mundo,isabel-ii,reino-unido,europa,
Fotogaleria
Isabel II subiu ao trono em Fevereiro de 1952 ANDY RAIN/EPA
,Capela de São Jorge
Fotogaleria
A rainha no funeral do príncipe consorte, em Abril de 2021 POOL/Reuters

Entre 1952 e 2022 passaram 15 primeiros-ministros por Downing Street. Reconstruiu-se o que se destruiu na Segunda Guerra Mundial. O Reino Unido passou de potência mundial a órfão de um império. Os Estados Unidos assumiram o primeiro posto. A Europa uniu-se em redor de um projecto comum. A Guerra Fria alterou o jogo de forças e a queda do muro baralhou de novo as cartas. O braço-de-ferro na Irlanda do Norte fez estremecer o reino e a Escócia votou para não o abandonar. Várias crises económicas adensaram o debate entre socialismo e liberalismo. A noção de segurança alterou-se com o tempo. A extrema-direita voltou. O Reino Unido saiu da União Europeia. A pandemia de covid-19 trouxe imprevisibilidade. A guerra voltou à Europa, na Ucrânia. E Isabel II reinou.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 33 comentários