Maia, uma nova proteína que pode ajudar a tratar a infertilidade

A proteína Maia junta-se a Juno e Izumo como reforços para compreender como funciona o processo de fertilização em humanos. A nova proteína, apesar de ainda ser uma descoberta precoce, pode ajudar a melhorar os tratamentos de fertilidade.

Foto
Estima-se que 10 a 12% dos casais portugueses sofram ou venham a sofrer de problemas de fertilidade Nuno Ferreira Santos

O processo de fertilização é familiar nas aulas de ciências: um espermatozóide e um óvulo reconhecem-se e fundem-se para formar um embrião. No entanto, o reconhecimento que conduz à fecundação do óvulo é um trabalho mais intrincado e que não conhecemos completamente. É, aliás, a incapacidade de o espermatozóide reconhecer o óvulo e fecundá-lo que caracteriza a infertilidade. A Maia é a mais recente descoberta que pode melhorar os tratamentos de fertilidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar