O novo iPhone 14 vai custar a partir de 1039 euros em Portugal

Os novos iPhone 14 vão poder ligar-se a satélites em situações de emergência (para já apenas na América do Norte). Ainda não foi este ano que a Apple adoptou o USB-C nos smartphones.

abre-conteudo,tecnologia,smarthphone,tecnologia,iphone,apple,
Fotogaleria
Novo iPhone 14 Pro vai ter um novo "notch" e a função "always on display" Apple
abre-conteudo,tecnologia,smarthphone,tecnologia,iphone,apple,
Fotogaleria
O iPhone 14 é em tudo idêntico ao iPhone 13. Mantém o mesmo chip e aumentou de preço Apple
abre-conteudo,tecnologia,smarthphone,tecnologia,iphone,apple,
Fotogaleria
Apple Watch 8 não apresenta alterações de formato Apple
abre-conteudo,tecnologia,smarthphone,tecnologia,iphone,apple,
Fotogaleria
O Apple Watch Ultra tem caixa em titânio e vidro de safira. Vai custar mais de mil euros em Portugal Apple

O novo iPhone 14 vai ser em tudo idêntico à geração anterior. É no modelo Pro que há novidades, a começar pelo novo “notch”, ao qual a Apple chamou “ilha” e acoplou animações dinâmicas. Cereja no topo do bolo, finalmente, uma actualização significativa: uma nova câmara principal com sensor de 48 MP. Ambos os modelos continuam, como antigamente, a não ter ligação USB-C — no Outono de 2024, na Europa, vai ser obrigatório.

Esta quarta-feira ficou a saber-se que o iPhone 14 estará disponível em dois tamanhos (6,1 e 6,7 polegadas), vem equipado com o chip A15 da geração anterior e não apresenta alterações de design. A câmara principal mantém o sensor de 12 MP, com a promessa de ser capaz de capturar mais luz, melhorando a captura em ambientes com pouca luz, nomeadamente no “modo nocturno”. A câmara frontal foi actualizada para 12 MP e 1,9f de abertura com focagem automática (autofocus), numa clara adaptação ao tempo da “videochamada”, melhoria que já tinha sido implementada nos iPad apresentados este ano.

Nos EUA, o iPhone 14 abandona de vez o velho cartão SIM, passando a ter apenas disponível o cartão eSIM. Tal como o novo smartwatch (veja mais abaixo), terá um sistema de detecção de acidente de viação. Outra novidade é a capacidade de se ligar a satélites para efectuar comunicações de emergência. O serviço “Emergency SOS” vai estar disponível em Novembro, para já apenas nos EUA e no Canadá, e será gratuito durante dois anos.

O iPhone 14 de 6,1 polegadas vai estar disponível dia 16 e vai custar a partir de 1039 euros em Portugal; o Plus vai custar a partir de 1189 euros e estará à venda dia 7 de Outubro.

Em relação ao modelo apresentado no ano passado, o preço subiu: à data de lançamento, o modelo base do iPhone 13 custava menos de mil euros.

“Always on”, finalmente

A estrela da companhia, o iPhone 14 Pro, tem um novo “notch” (a parte superior onde se encontra a câmara frontal e os sensores) a que a marca chamou de “ilha dinâmica”. Na prática, optimiza o espaço “morto” para, a partir dele, apresentar animações. Ao contrário do modelo 14 standard, vai estar esquipado com um novo chip A16, tecnologia que vai permitir ao iPhone (finalmente) ter um ecrã “always on” (função que apresenta de forma permanente informação no ecrã), uma funcionalidade esperada há anos — muito popular, também há muito tempo, nos telemóveis Android.

Sem outras alterações na forma, terá outra grande novidade nos telemóveis da marca: a câmara principal, como se previa, tem um sensor de 48 MP, o que deverá representar um salto qualitativo importante na gravação de fotografias e vídeos.

O iPhone 14 Pro (6,1 polegadas) vai custar em Portugal 1349 euros e o Pro Plus (6,7 polegadas) a partir de 1499 euros; estarão disponíveis a partir de 16 de Setembro.

Com o lançamento dos novos modelos, a Apple actualizou a lista de telemóveis disponíveis: iPhone 12, iPhone SE, iPhone 13, iPhone 14 e iPhone 14 Pro. O sistema operativo iOS 16 será disponibilizado na próxima segunda-feira, dia 12; os novos sistemas operativos iPadOS e macOS só vão ser lançados em Outubro.

Um novo relógio para os mais radicais

O evento começou com a apresentação do Apple Watch 8, com a maior novidade a ser o novo sensor de temperatura. A Apple aponta para o mercado feminino, explicando como os novos dados recolhidos ajudam a monitorizar o ciclo menstrual, nomeadamente a calcular com rigor a ovulação. A privacidade dos dados foi, como é hábito, dada como garantida.

Outras das novas funcionalidades chama-se “detecção de acidentes”, sendo o relógio capaz de utilizar o acelerómetro e o giroscópio para calcular a ocorrência de acidentes de viação — impacto frontal, lateral, traseiro e capotamento. A função só fica activa quando o relógio detecta que o utilizador está a conduzir.

De resto, o série 8 apresenta alterações de formato; o ecrã do relógio será mais brilhante, terá novos mostradores e a bateria pode durar até 36 horas. Disponível em quatro cores e com novas braceletes, o Apple Watch 8 custará a partir de 509 euros na versão base e 629 euros na versão com ligação à rede móvel. Pode ser encomendado hoje e estará disponível dia 16 de Setembro.

Foto
Apple Watch Ultra Apple

Além do upgrade habitual, há também, e pela primeira vez, o Apple Watch Ultra, um novo relógio mais resistente direccionado para desportistas mais radicais — pode até ser usado como computador de mergulho. Com novo design, caixa de titânio e vidro de safira, tem autonomia de 36 horas que pode ser expandida para o dobro em modo de poupança — no sistema watchOS 9 (ainda não disponível).

Este relógio tem um novo botão, configurável, para acções rápidas, e um novo sensor GPS, mais preciso. Estará disponível a partir de 23 de Setembro por 1009 euros.

2.ª geração dos Airpods Pro

A nova geração dos auscultadores AirPods Pro vai ter um novo chip (H2), novos drivers e melhoria do perfil de som 360º (“spatial audio”). O cancelamento de ruído foi melhorado e o modo transparência passa a ser activo, para permitir a atenuação de sons muito fortes.

Novidade relevante é a inclusão de comandos de toque para controlar o volume — até aqui, os AirPods apenas permitiam mudar de faixa ou atender chamadas.

A autonomia dos auriculares passa de cinco para seis horas por utilização. A caixa poderá ser alimentada por cabo (que também ainda não é USB-C) ou sem fios e permite armazenar 30 horas de carregamento. Em Portugal vai custar 299 euros e estará disponível no dia 23 de Setembro.

Sugerir correcção
Ler 12 comentários