A amputação cirúrgica mais antiga que se conhece ocorreu no Bornéu há 31.000 anos

Provas da amputação cirúrgica mais antiga foram encontradas na Ásia. Quando lhe foi removido o seu pé esquerdo, o indivíduo era uma criança, recuperou e ainda terá vivido alguns anos.

historia,saude,ciencia,evolucao-humana,arqueologia,antropologia,
Fotogaleria
Representação artística da criança (à direita) que terá sido sujeita à amputação VERA PLANERT
historia,saude,ciencia,evolucao-humana,arqueologia,antropologia,
Fotogaleria
Nas escavações arqueológicas Tim Maloney

Nas remotas florestas do Leste do Bornéu, numa gruta com pinturas rupestres, foram encontrados vestígios de um jovem indivíduo que viveu há 31.000 anos. A análise mais detalhada a este esqueleto acabou por revelar uma outra história divulgada esta quarta-feira na revista científica Nature: o pé e a parte inferior da perna esquerda desse jovem mostram sinais de terem sido amputados cirurgicamente e que ele acabou por recuperar dessa intervenção, vivendo mais alguns anos. Até agora, esta é considerada a amputação cirúrgica mais antiga e terá sido bem-sucedida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar