Do teatro à música, celebrar (e problematizar) a independência do Brasil

O bicentenário da declaração da independência do Brasil assinala-se em Portugal, a partir desta terça e quarta-feira, com uma programação cultural em várias frentes. A Mostra São Palco leva peças de teatro a sete cidades do país, o Coliseu Porto apresenta um ciclo de cinema, a Orquestra Filarmónica de Minas Gerais faz a sua primeira digressão em solo português.

Fotogaleria
Peça de teatro documental "Jacy" pelo Grupo Carmin no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra DANIEL TORRES
cultura,artes,teatro,culturaipsilon,musica,brasil,
Fotogaleria
"A Invenção do Nordeste", do Grupo Carmin, propõe a “desconstrução da imagem estereotipada do nordestino” Jose Tellys
cultura,artes,teatro,culturaipsilon,musica,brasil,
Fotogaleria
Filme "Chico: Artista Brasileiro", de Miguel Faria Jr. na Mostra de Cinema Documental Brasileiro cortesia Coliseu Porto Ageas
Data: 17/10/2019
Local: Belo Horizonte, MG - Sala Minas Gerais
Foto: Eugenio Savio
Orquestra Filarmonica de Minas Gerais
Fotogaleria
Orquestra Filarmónica de Minas Gerais inicia digressão em Portugal Eugenio Savio / cortesia CCB

Nos últimos anos, Portugal tem ficado cada vez mais cúmplice da produção artística brasileira. Muito por causa da comunidade imigrante, actualmente a maior do país (são 210 mil brasileiros/as, apontam os mais recentes dados do SEF), na qual se encontra um número generoso de artistas, produtores culturais, pensadores e investigadores, que têm tido um papel central na problematização do debate em torno das relações históricas entre Portugal e Brasil, principalmente sobre um legado colonial que ainda fere e faz mossa, bem como na ampliação de práticas e pluralidades artísticas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar