Hamas executou cinco palestinianos, dois dos quais por espiarem para Israel

Segundo a organização que controla a Faixa de Gaza, dois dos acusados passaram informações aos israelitas que levaram à morte de palestinianos.

Foto
O Hamas exerce o controlo efectivo sobre a Faixa de Gaza desde 2007 MOHAMMED SALEM / Reuters

O Hamas executou este domingo cinco palestinianos em Gaza, dois dos quais acusados de espionagem a favor de Israel em 2015 e 2009, disse o Ministério do Interior da organização que controla a Faixa de Gaza.

Desde 2017 que não havia execuções nos territórios palestinianos e essa prática tem sido amplamente condenada por organizações de defesa dos direitos humanos dentro e fora da Palestina.

O ministério não forneceu os nomes completos dos homens executados, mas disse que os restantes três foram condenados por homicídio. Os dois acusados de espionagem tinham 44 e 54 anos e passaram informações a Israel que levaram à morte de palestinianos, disse o ministério.

O gabinete do primeiro-ministro israelita, que supervisiona os serviços de inteligência, rejeitou fazer qualquer comentário.

“A execução foi levada a cabo após a conclusão de todos os procedimentos legais. As sentenças foram definitivas, com implementação obrigatória, depois de terem sido concedidos todos os direitos de defesa aos condenados”, refere o comunicado.

Os grupos de defesa dos direitos humanos têm pedido ao Hamas e à Autoridade Palestiniana para abandonarem a pena capital. Desde que o Hamas passou a controlar a Faixa de Gaza, em 2007, foram condenados à morte cerca de 180 palestinianos, dos quais 33 foram executados, de acordo com dados do Centro Palestiniano para os Direitos Humanos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários