Presidente do Sindicatos dos Jornalistas: “Uma pergunta não é um ilícito”

O presidente do Sindicatos dos Jornalistas, Luís Simões, revela que vão enviar uma participação ao Ministério Público, “porque não se pode escrever num processo disciplinar que uma pergunta é um ilícito”.

Foto
Luis Simões, presidente do Sindicato dos Jornalistas

A polémica estalou na semana passada quando o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um procedimento disciplinar a uma jornalista da Sport TV. Tudo porque esta, na flash interview que se seguiu ao jogo entre o Sporting e o Desportivo de Chaves, questionou o treinador “leonino”, Rúben Amorim, sobre um tema não directamente relacionado com a partida que tinha acabado de finalizar. Foi o suficiente para o delegado ao jogo do Sporting fazer queixa, levando o delegado da Liga a mencionar a situação no seu relatório por, alegadamente, este procedimento violar o estipulado no regulamento da competição. A hipótese da jornalista poder ser punida gerou uma onda de contestação generalizada, com o Sindicato dos Jornalistas a ser uma das entidades que levantou a sua voz.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários