Nunca o Pico esteve tão concorrido e há quem alerte para um “desgaste enorme” na montanha

Até Julho, cerca de 16 mil pessoas escalaram a montanha do Pico e em 2022 é esperado o maior número de sempre de subidas. Com o aumento da afluência, surgem alertas para o “desgaste” do ponto mais alto de Portugal, mas a associação de guias diz não existir motivo para preocupação.

Foto
Um guia avisa que o Pico está a sofrer uma “pressão nunca antes vista”, quer devido às mudanças no clima, quer pelo “pisoteio das pessoas fora do trilho” Rui Soares

Os Açores encontram-se, por estes dias, repletos de turistas, uma procura, em muitos casos, superior à oferta e suficiente para bater vários indicadores pré-pandémicos. A afluência turística faz emergir, uma vez mais, a discussão sobre o futuro da região: estarão os Açores, um destino de natureza por excelência, a caminhar para um turismo de massas?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários