Confrontos em Bagdad fazem pelo menos 30 mortos e 400 feridos

Confrontos começam a diminuir depois de Moqtada al-Sadr ter ameaçado abadonar o seu movimento caso a violência continuasse. Ainda assim, cerca de 30 pessoas morreram enquanto os seus apoiantes forçaram violentamente a entrada no Palácio Presidencial, em Bagdad.

Foto
A maioria dos mortos registados nos conflitos em Bagdad eram apoiantes de Sadr EPA/AHMED JALIL

Pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas nos confrontos na “Zona Verde”, em Bagdad, na sequência do anúncio da “retirada definitiva” da cena política do xiita Moqtada al-Sadr, segundo autoridades médicas iraquianas citadas pela Associated Press. Mas a ameaça de Sadr abandonar o seu movimento caso a violência continuasse levou a uma diminuição dos confrontos no local. Ainda assim, a divergência entre as autoridades e os sadristas parece não ter “um fim à vista”, segundo o correspondente da Al Jazeera Mahmoud Abdelwahed.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar