Novos olhos em Veneza para O Sangue, “filme único, fascinante, misterioso”

Beatrice Fiorentino, que desde 2016 integra a equipa de programação da Semana da Crítica do Festival de Veneza, fala ao PÚBLICO sobre um acontecimento especial: a exibição da cópia restaurada da longa-metragem inaugural de Pedro Costa que a secção estreou há três décadas.

semana-critica,cinema-portugues,cinema,culturaipsilon,pedro-costa,festival-veneza,
Fotogaleria
O Sangue regressará às salas portuguesas depois das passagens pelos festivais de Veneza e Nova Iorque DR
semana-critica,cinema-portugues,cinema,culturaipsilon,pedro-costa,festival-veneza,
Fotogaleria
Pedro Hestnes DR
semana-critica,cinema-portugues,cinema,culturaipsilon,pedro-costa,festival-veneza,
Fotogaleria
Inês de Medeiros DR
semana-critica,cinema-portugues,cinema,culturaipsilon,pedro-costa,festival-veneza,
Fotogaleria
Com o tempo, Pedro Costa foi negando a sua primeira experiência, que teria “demasiado cinema”, demasiado romantismo DR

A Semana da Crítica do Festival de Veneza, secção dedicada às primeiras obras, vai abrir-se nesta edição a uma sessão especial: a versão restaurada de O Sangue, de Pedro Costa, filme que em 1989 ali teve a sua estreia mundial (chegaria aos ecrãs portugueses um ano depois, em Dezembro de 1990).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar