“Watergate grego”: Parlamento vota abertura de inquérito a escutas

Escândalo envolvendo um político da oposição e um jornalista chama atenção para grande número de escutas aprovadas pelo Estado: 15 mil telefones estão sob escuta, numa média de 42 aprovações de escutas por dia. E há ainda as ilegais.

Foto
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, tem dito que não sabia que um político da oposição estava a ser escutado ALEXANDROS VLACHOS/EPA

O Governo do primeiro-ministro grego, o conservador Kyriakos Mitsotakis, continua a sofrer com revelações ligadas a um escândalo de escutas de telefones. O chefe de Governo já negou várias vezes ter tido qualquer responsabilidade sobre as escutas feita ao agora líder do PASOK (Partido Socialista, na oposição), e a um jornalista de investigação, mas não conseguiu ainda convencer os restantes partidos da oposição, muitos jornalistas, e nem sequer responsáveis europeus, que se queixam de a investigação estar a ser feita de uma forma “superficial”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar