Grávida que perdeu bebé: IGAS abre processo disciplinar a técnica de saúde e recomenda que actuação da médica seja investigada

A urgência de obstetrícia estava fechada e não houve orientações claras por parte da direcção clínica para gerir as admissões, conclui ainda a Inspecção-Geral de Actividades em Saúde sobre as circunstâncias da morte do bebé na madrugada de 9 de Junho.

Foto
Só depois de INEM intervir, mulher grávida que perdeu o bebé nas Caldas da Rainha foi observada Manuel Roberto

A Inspecção-Geral de Actividades em Saúde (IGAS) instaurou um processo disciplinar e recomendou ao Centro Hospitalar do Oeste a abertura de um outro, da mesma natureza, à médica assistente da grávida que perdeu o bebé no hospital das Caldas da Rainha no passado dia 9 de Junho. A médica pode ter “violado os seus deveres funcionais”, refere a IGAS, esclarecendo que não é possível daqui inferir a existência de uma ligação de causa efeito entre a actuação da médica e a morte do bebé. Já o processo disciplinar interposto directamente pela IGAS diz respeito a uma técnica assistente que recusou a admissão da grávida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários