No dia em que o MPLA voltou a ganhar, a tensão sentia-se em Luanda

Resultados oficiais dão a vitória ao MPLA com 51,07% dos votos, mas com o amargo de boca de uma enorme derrota em Luanda. O dia foi tenso na capital angolana e muitos preferiram ficar em casa com receio de distúrbios que acabaram por ser poucos.

Foto
Nem no Natal se vê tão pouco trânsito em Luanda como no dia do anúncio dos resultados Reuters/SIPHIWE SIBEKO

Nem no dia de Natal se costuma ver tão pouco trânsito a circular como na manhã desta quinta-feira em Luanda, uma cidade habituada aos permanentes engarrafamentos do seu tráfego imenso e caótico. Muita gente ficou em casa com receio de que pudessem acontecer protestos violentos contra a vitória do MPLA, o partido que governa o país desde que este é país. Contam ao PÚBLICO que houve quem fosse às compras aos armazéns, como se estivesse a abastecer para a guerra. “Nem os cães ladravam hoje de manhã”, dizem meio a sério, meio a brincar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários