A serra da Estrela entre a gaffe e o algoritmo

Os erros de Patrícia Gaspar e de Mariana Vieira da Silva têm origem na aflição do Governo em gerir de novo uma crise com os fogos. O algoritmo e o futuro risonho da serra revelam sinais de nervosismo, insensibilidade e desorientação.

Uma secretária de Estado com a tutela da Protecção Civil serviu-se dos algoritmos utilizados pelos especialistas no estudo dos fogos florestais para analisar a tragédia deste ano e concluir que, face às condições de severidade reunidas, seria expectável que a área ardida fosse superior em 30%. À partida, o uso da ciência recomenda-se e divulgar as suas conclusões não é nada do outro mundo. Entretanto, uma ministra prometeu um futuro “melhor” para a serra da Estrela fortemente devastada pelos incêndios. Já sabemos que o optimismo neste Governo pode ser “irritante”, mas profetizar um mundo melhor não é nada que se estranhe num político.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 67 comentários