Ovar vai receber uma festa com mais de 3000 malabaristas em 2024

A associação europeia de malabarismo escolheu a cidade do distrito de Aveiro para a sua convenção no Verão de 2024.

Foto
European Juggling em Ovar nos finais de Julho e princípios de Agosto de 2024 em Ovar David W Cerny/reuters

A convenção de 2024 da associação europeia de malabarismo vai realizar-se em Ovar e contará com mais de 3.000 participantes, revelou hoje a associação Colectivo Terylene, co-organizadora do evento que aponta como o maior do mundo nesse género artístico.

A decisão resulta da candidatura que a referida colectividade do distrito de Aveiro apresentou à European Juggling Association (EJA), que já em 2018 escolheu território português para a sua convenção anual, levando então milhares de manipuladores de objectos a Ponta Delgada, no arquipélago dos Açores.

No ano seguinte, a organização optou pela cidade britânica de Newark, em 2020 suspendeu o evento devido à pandemia de covid-19 e em 2021 realizou-o apenas em formato digital, mas em 2022 pôde finalmente retomá-lo em moldes tradicionais, desta vez na cidade espanhola de Tres Cantos, na província de Madrid, entre os dias 6 e 14 de Agosto.

A próxima edição será na cidade irlandesa de Kildare e depois segue-se Ovar, sendo que o Colectivo Terylene diz já ter recebido a confirmação de que irá co-organizar o encontro no período de 27 de Julho a 4 de Agosto, distribuindo espectáculos e acções de formação por espaços como o recinto do Clube de Caça e Pesca de Ovar, o parque de estacionamento do centro comercial Vida Ovar, a arena de basquetebol da AD Ovarense e o campo de futebol do mesmo clube.

“Trata-se de um enorme desafio e certamente o maior evento alguma vez realizado em Ovar. A previsão é a de que vamos receber 3.000 a 4.000 malabaristas de cerca de 50 nacionalidades, para mais de 100 espectáculos, mais de 100 “workshops” e uma parada pela cidade com todos os participantes”, disse Nuno Pinto à Lusa, como dirigente do Colectivo Terylene.

Realçando que o encontro funciona como uma oportunidade para troca de experiências e contactos entre malabaristas de todo o mundo, o mesmo responsável encara a convenção como um momento de particular interesse formativo, já que apresenta performances com “novos números e novas técnicas, por profissionais de diversas partes do globo”.

Nuno Pinto conta agora com o envolvimento da população local para garantir que a convenção em Ovar estará ao nível da reputação que o evento vem granjeando desde a sua primeira edição em 1978.

“Será necessária a participação de toda a comunidade para fazer da European Juggling Convention 2024 o enorme sucesso que todos desejamos”, concluiu.

Sugerir correcção
Comentar