FC Porto e Sporting sorriem na Champions, Benfica nem por isso

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões definiu nesta quinta-feira quem serão os adversários de FC Porto, Sporting e Benfica na prova europeia.

Foto
O troféu da Liga dos Campeões Reuters/MURAD SEZER

O FC Porto vai dormir com um largo sorriso, o Sporting com um “sorriso amarelo” e o Benfica com algum sobressalto. De forma simples, esta é uma conclusão possível do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, que ditou nesta quinta-feira que os “encarnados” vão defrontar PSG, Juventus e Maccabi Haifa no grupo H.

Já o FC Porto estará no grupo B com Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen e Club Brugge, enquanto o Sporting vai jogar no D frente a Eintracht Frankfurt, Tottenham e Marselha.

Na antevisão deste sorteio escreveu-se que “aquele que antigamente era um pote de ‘venha o diabo e escolha’ é, por estes dias, um pote de ‘queremos um daqueles’ — e ‘aqueles’ serão, sobretudo, o Eintracht Frankfurt, o Ajax ou até o AC Milan”.

Nesta medida, o Sporting acabou por ter mesmo o tal “brinde” que é a equipa germânica, ainda que tenha ficado com a “fava” do pote 4, o Marselha — no prisma teórico, trata-se de um grupo equilibrado.

No caso do FC Porto também se pode falar de alguma fortuna, já que o Atlético de Madrid não era do pior que poderia ter saído do pote 2, o Bayer não era do pior que viria do pote 3 e o Brugge não seria o mais espinhoso do 4.

O Benfica, por outro lado, até pode tentar convencer-se de que a Juventus não é o que já foi, mas o PSG era um dos pesadelos do pote 1, até pelo que tem feito neste início de temporada. Há, porém, um detalhe que pode suavizar o “terror” do Benfica: o Maccabi, das equipas menos fortes em prova, pode permitir ter seis pontos “no bolso”, algo que encaminha uma possível ida à Liga Europa, ao contrário, por exemplo, do que acontece no mais equilibrado grupo do Sporting, cujo desfecho pode deixar os “leões” na Champions, na Liga Europa ou em casa.

A análise aos adversários das equipas portuguesas será publicada assim que possível.

Deste sorteio, destaque ainda para o grupo C, que, apesar de ter o Plzen, uma das equipas mais frágeis em prova, tem depois Inter de Milão, Barcelona e Bayern de Munique, naquele que é, de longe, o “grupo da morte”.

Os grupos da Champions:

Grupo A
Ajax
Liverpool
Nápoles
Rangers

Grupo B
FC Porto
Atlético de Madrid
Bayer Leverkusen
Club Brugge

Grupo C
Bayern de Munique
Barcelona
Inter de Milão
Plzen

Grupo D
Eintracht Frankfurt
Tottenham
Sporting
Marselha

Grupo E
AC Milan
Chelsea
Salzburgo
Dínamo de Zagreb

Grupo F
Real Madrid
RB Leipzig
Shakhtar
Celtic

Grupo G
Manchester City
Sevilha
Borussia Dortmund
Copenhaga

Grupo H
PSG
Juventus
Benfica
Maccabi

Sugerir correcção
Ler 7 comentários