O membro mais antigo da família humana já era bípede há mais de sete milhões de anos

É um dos membros mais antigos da grande família humana, os hominíneos. A análise de fósseis encontrados em 2001 reforça a ideia de que o Sahelanthropus tchadensis já se conseguia manter em pé.

Foto
Representação dos modos de locomação bípedes do Sahelanthropus tchadensis Sabine Riffaut/Guillaume Daver/Franck Guy/PALEVOPRIM

A capacidade de nos colocarmos em pé e andar, apenas apoiados em duas pernas, é uma das características que separa os humanos dos chimpanzés. Não sabemos, no entanto, quando começou e o que desencadeou esta evolução. Mas temos pistas. A última das quais tem cerca de sete milhões de anos, é um dos antepassados dos humanos mais antigos que conhecemos e há fortes indícios de que já seria bípede: chama-se Sahelanthropus tchadensis.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar