Ópera de uma morte anunciada

Na sua terceira edição, o Operafest levou ao Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga Um Baile de Máscaras bem conseguido, apesar de algumas agulhas por acertar e das dificuldades de fazer ópera ao ar livre. Nada que impeça Verdi de brilhar, com o canto ao centro.

Foto
O conde Riccardo (Carlos Cardoso) é a personagem central desta ópera (aqui acompanhada pelo pajem, interpretado por Filipa Portela) Nuno Ferreira Santos

Escondem pouco, estas máscaras de Verdi. Se formos a ver bem, está tudo sempre à mostra. Uma infidelidade cedo revelada, um véu que pouco esconde, promessas que se desfazem logo a seguir, personagens que não impedem a identificação. E uma morte, pairando desde o início, desde logo anunciada. Um terrível baile de máscaras preparado, sem surpresas. Tudo o que importa está no modo como acontece.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar