Veneza, Baviera e Boémia: as origens de contas de vidro encontradas em Mbanza Congo

Cientistas em Portugal procuraram saber onde tinham sido produzidas contas de vidro datadas entre os séculos XVII e o XIX encontradas em Mbanza Congo, que foi capital do antigo reino do Congo, em África. E conseguiram.

Foto
Enterramento onde foram encontradas algumas contas de vidro agora analisadas DR

São pequeninas contas de vidro –​ muito pequeninas –, têm diferentes tonalidades e foram encontradas à volta de 3000 em Mbanza Congo (Angola). Embora tenham sido descobertas em África, já se supunha que teriam sido fabricadas na Europa e tinham aí chegado através de certas rotas comerciais entre esses continentes. Mas onde tinham mesmo sido feitas? Esta foi uma das questões feitas por cientistas do Laboratório Hercules, da Universidade de Évora, que analisou “a impressão digital química” dessas missangas. No final da análise, eis que se descobriu de onde vinham mesmo: de Veneza, da Baviera e da Boémia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários