Na última semana não houve mortalidade em excesso no país, mas isso pode não ter significado

Para que se verifique uma tendência é necessário que os dados se prolonguem por um período de tempo muito mais longo. Vaga de calor anunciada para estes dias pode vir a influenciar o número de óbitos.

Foto
É preciso uma análise muito mais fina e profunda para perceber o que se passa com a mortalidade em Portugal, defende especialista Adriano Miranda

Na última semana, a mortalidade em Portugal esteve dentro dos valores esperados para a época, não se registando, por isso, o excesso que tem marcado grande parte do ano. Os dados constam do relatório semanal da Direcção-Geral da Saúde (DGS) sobre a situação da pandemia, com a referência de que podem indicar “um possível término do período de excesso de mortalidade que decorria”. Mas o retrato é demasiado circunstanciado no tempo para poder ser encarado como uma tendência.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar