Viana do Castelo: Romaria d’Agonia não cancela fogo-de-artifício apesar do risco “muito elevado” de incêndio

A Comissão das Festas antecipou o fogo-de-artifício para as 23h30, meia hora antes da entrada em vigor da situação de alerta em todo o país, que proíbe o uso de pirotecnia. A Câmara de Viana do Castelo entendeu não haver risco na realização do espectáculo.

Foto
As festas em honra da padroeira de Viana do Castelo começaram a 6 de Agosto e terminam domingo LUSA/ESTELA SILVA

Com a entrada em vigor da situação de alerta para todo o território continental a partir da meia-noite de domingo (e até terça-feira, pelo menos) passa a ser proibido o lançamento de fogo-de-artifício. Para evitar essa proibição e o cancelamento do lançamento do fogo-de-artifício planeado, a organização das festas da Romaria d'Agonia, em Viana do Castelo, decidiu antecipar o horário do espectáculo de pirotecnia para as 23h30 deste sábado. Porém, e ainda que a situação de alerta só entre em vigor às 00h de domingo, o concelho já se encontra em risco “muito elevado” de incêndio.

De acordo com a avaliação diária do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o concelho de Viana do Castelo encontra-se em risco “muito elevado” de incêndio este sábado. Ora, de acordo com as restrições associadas ao índice de perigo de incêndio diário (aplicável a todo o território continental) “nos dias de perigo ‘muito elevado’ ou ‘máximo’ é proibido lançar balões de mecha acesa e foguetes” e “o uso de outra pirotecnia só é permitido com autorização da câmara municipal”.

Contactado pelo PÚBLICO, o gabinete de comunicação da Câmara de Viana do Castelo confirmou que a autorização foi dada e divulgou, ao longo do dia, a antecipação do fogo-de-artifício nas redes sociais da autarquia.

Ao PÚBLICO, a organização da festa justifica que o espectáculo pirotécnico “é lançado na marginal junto ao rio” e que por isso “não existe risco de incêndio rural”. Por essa razão a autarquia decidiu autorizar o espectáculo.

Inicialmente, a festa previa dois espectáculos de fogo-de-artifício, mas a cachoeira de fogo prevista para domingo a partir da Ponte Eiffel foi cancelada.

“A alteração foi a solução encontrada pela Comissão de Festas para manter no programa da Romaria d'Agonia um dos seus números mais emblemáticos, embora numa versão mais limitada, lançada em conjunto com o fogo-de-artifício que já integrava o programa de sábado, em honra da padroeira, a Senhora d'Agonia”, lê-se no comunicado enviado às redacções.

“Com esta alteração, imposta pela declaração da situação de alerta, a partir das 23h30 vai ser possível assistir a um reforço do fogo-de-artifício juntando ambos os eventos, embora, como salvaguarda a Comissão de Festas, sem a possibilidade de lançamento da cachoeira de fogo-de-artifício a partir da ponte”, conclui a organização.

A partir da meia-noite deste domingo e até às 23h59 de terça-feira, entre outras proibições, fica também impedido o uso de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão e todas as autorizações que tenham sido emitidas são suspensas.

Sugerir correcção
Ler 25 comentários