Um palco em cada praça e jardim de Lisboa para que a Cultura chegue a todos

O Lisboa na Rua arranca esta sexta-feira. Até 18 de Setembro e com ele traz a dança, a música e a literatura para animar os vários pontos da capital.

Foto
O concerto no Parque Vale do Silêncio é uma das novidades desta edição do evento Lisboa na Rua José Frade - EGEAC

O programa Lisboa na Rua, organizado todos os anos pela EGEAC, está de regresso este Verão, com eventos culturais ao ar livre e de entrada gratuita. A partir desta sexta-feira, até 18 de Setembro, a capital vai encher-se de animação com espectáculos para todos os gostos e idades. Nos últimos dias de calor, a cultura vai espalhar-se por vários pontos da cidade e este ano há novidades: Lisboa vai levar para a rua a literatura e a poesia de autores conceituados como José Saramago, com uma adaptação teatral intitulada de A Passarola, baseada no romance Memorial do Convento, e João Monge. Os 200 anos da independência do Brasil também serão motivo de celebração.

O vereador da Cultura da Câmara de Lisboa, Diogo Moura, afirma que a programação deste ano “cumpre os princípios da descentralização da cidade”, com a transformação de várias zonas da capital em palcos de espectáculos, de teatro e de cinema e em pistas de dança. O objectivo é tornar a cultura acessível a todos em qualquer ponto do município. Por este motivo, aponta para o tão esperado regresso da música clássica ao Vale do Silêncio. No dia 10 de Setembro, às 21h30 e com acesso gratuito, sob a direcção do maestro Diogo Costa e a participação de solistas convidados, a Orquestra Gulbenkian sobe ao palco com Uma Noite no Vale - um concerto pensado para a vasta zona verde do parque dos Olivais. A orquestra irá interpretar composições de Manuel de Falla, Jules Massenet, George Gershwin ou Leonard Bernstein.

No dia 7 de Setembro actua a Orquestra Filarmónica de Minas Gerais nos jardins da Torre de Belém, na celebração do bicentenário da independência do Brasil. Este será um concerto inédito em Portugal. E, dez dias depois, no Castelo de São Jorge, a Lisbon Poetry Orchestra apresenta o seu último trabalho intitulado Os Surrealistas: um disco, um livro e um espectáculo, que conduzem os ouvintes numa viagem pela obra de alguns poetas e artistas. O autarca destaca ainda o concerto Mais de Cem Mil Dias, a partir do audiolivro com o mesmo título de Inês Pupo, com ilustração de Ricardo Machado e músicas de Filipe Raposo e Gonçalo Pratas, no Jardim do Palácio das Galveias, a 18 de Setembro, às 17h.

A programação arranca esta sexta-feira com o Festival Solo Fest - duas noites de actuações intimistas, no Castelo de São Jorge, desde teatro, dança e música. O artista Miguel Sermão estreia o palco com uma performance Por ele, uma comédia que pretende questionar as relações conjugais. Logo a seguir, a compositora Mafalda Veiga sobe ao palco para revisitar alguns dos seus temas mais conhecidos e algumas versões em português de artistas como os Beatles e David Bowie. No dia 20, Mano Preto presta homenagem ao poeta, compositor e historiador cabo-verdiano Kodé di Dona, com a sua segunda obra a solo. O festival termina no mesmo dia, com o concerto da violoncelista e cantora cubana Ana Carla Maza.

O festival Lisboa Mágica transporta a magia nos últimos dias do mês de Agosto, a dez diferentes locais, com 15 artistas e 158 espectáculos. Já o Lisboa Soa, que este ano vai na sua 6ª edição, sob o lema da Reinvenção, terá lugar entre as Carpintarias de São Lázaro e o Museu de Lisboa - Teatro Romano, com instalações, performances e workshops. De 23 a 28 de Agosto, o Festival FUSO leva sessões de videoarte à cidade e a Feira da Luz com espectáculos em diversos locais da cidade.

Nas tardes de domingo, em vários jardins de Lisboa, sob o mote Dançar a Cidade, haverá aulas de dança ​de diferentes géneros, como flamenco, sevilhanas, danças tribais africanas, samba, forró e salsa e merengue, sempre a partir das 17h. Haverá ainda sessões de cinema ao ar livre com o regresso da iniciativa Cinema no Estendal, que terá lugar no Lavadouro Público do Lumiar, no início do mês de Setembro. A 3 de Setembro, às 21 horas, há um cine-concerto de O Fauno das Montanhas (1926), filme de Manuel Luís Vieira, com um concerto em simultâneo da Orquestra Metropolitana de Lisboa. A programação completa pode ser consultada no site Cultura na Rua.

Sugerir correcção
Comentar