Incêndios na serra da Estrela e nas Caldas da Rainha dados como dominados

O incêndio que lavra na serra da Estrela há 11 dias foi dado como dominado pelas 21h30 desta quarta-feira. O das Caldas da Rainha às 4h25.

Foto
Incêndio em Orjais Adriano Miranda

O incêndio que lavra na serra da Estrela há 11 dias foi dado como dominado pelas 21h30 desta quarta-feira, confirmou à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC). O fogo já tinha sido dado como dominado no sábado, dia 13, mas houve várias reactivações na segunda-feira. Pelas 22h20, encontravam-se ainda no local mais de mil operacionais, a realizar trabalhos de rescaldo.

Portugal registou esta quarta-feira, até às 19h, 43 incêndios, entre os quais se destacam os fogos na serra da Estrela, agora dominado, nas Caldas da Rainha e ainda o incêndio que deflagrou em Alijó, distrito de Vila Real.

O balanço foi feito pelo segundo comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, que detalhou que nestas três ocorrências estavam concentrados 1627 operacionais, apoiados por 535 veículos e 15 aeronaves. Apesar da força das chamas, esta quarta-feira não se registaram quaisquer evacuações.

Miguel Cruz referiu que tem sido levado a cabo um bom trabalho de acompanhamento no distrito da Guarda, com recurso a várias ferramentas manuais e água. As aeronaves têm incidido sobre as frentes nas zonas de Teixoso e Orjais, que têm sido “consolidadas com máquinas de rasto”.

O incêndio que lavrava nas Caldas da Rainha foi dado como dominado às 4h25, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC). No local ficaram 551 operacionais e 182 viaturas.

No incêndio que deflagrou no início da tarde em Landal, nas Caldas da Rainha, estavam oito grupos de reforço pelas 19h. Em campo, isto traduziu-se em 236 bombeiros de reforço, clarificou Miguel Cruz. Este “é um incêndio dominado pelo vento, que se faz sentir com muita força. O fogo está a fazer uma corrida muito vigorosa (…) que se prolonga em comprimento pela acção do vento”, acrescentou.

Segundo disse Miguel Cruz ao fim da tarde, o incêndio das Caldas da Rainha “necessitará de uma intervenção musculada”. “Nas próximas horas é expectável que a força do vento diminua”, dando depois abertura aos operacionais para que se trave a progressão das chamas.

Em Landal, na tarde desta quarta-feira, registou-se a morte do subchefe dos Bombeiros Voluntários de Óbidos, Carlos Antunes, que “circulava na sua viatura quando foi vítima de doença súbita”. O segundo comandante confirmou ainda que, no mesmo incêndio, se registou um ferido ligeiro, um bombeiro que lutava contra as chamas.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários