“Bonnie e Clyde” portugueses ficam em prisão preventiva após detenção em Espanha

Casal é suspeito de ter assaltado postos de abastecimento e estabelecimentos comerciais nas últimas semanas em Espanha.

Foto
Casal era procurado em Espanha por suspeitas de assaltos Guardia Civil

O casal português detido em Zamora por suspeita de uma onda de assaltos à mão armada em postos de abastecimento em Espanha e Portugal, além de outros crimes, foi presente esta terça-feira a tribunal em Madrid e vai ficar em prisão preventiva, avança a Europa Press.

Os detidos, um homem de 42 anos e uma mulher de 40 anos, a que alguns já chamaram os “Bonnie e Clyde” portugueses, foram presentes ao tribunal - Audiência Nacional, com sede em Madrid - na sequência do mandado de busca e detenção emitido por Portugal.

Considerados pelas autoridades espanholas como “muito perigosos”, foram ouvidos pelo juiz de turno do Tribunal Central de Instrução, Joaquín Gadea, que decretou a prisão preventiva para ambos.

Agentes da polícia espanhola e o subdelegado do Governo em Zamora, Ángel Blanco, revelaram esta terça-feira em conferência de imprensa que o casal foi transferido esta terça-feira da Esquadra Provincial de Zamora da Polícia Nacional para Madrid.

Na Audiência Nacional está a ser tratado o despacho internacional emitido pela Interpol pelos assaltos cometidos em Portugal, um despacho que, em princípio, não inclui o triplo homicídio em Bragança, um crime de que também são suspeitos.

Os detidos assaltaram alegadamente nas últimas semanas postos de abastecimento e estabelecimentos comerciais espanhóis, em Sevilha, Badajoz e Toledo, na maioria dos casos com o mesmo “modus operandi”, intimidando os funcionários com uma arma e com uma faca.

O casal também é suspeito de ter roubado um veículo com ameaça de arma, na passada quarta-feira, no distrito madrileno de Moncloa.

Em Espanha, a Polícia Nacional atribui-lhes um assalto à mão armada num posto de gasolina em Badajoz e o roubo também com violência e intimidação do veículo em Madrid, refere a agência de notícias Efe.

A Guarda Civil instruiu ainda processos por outros assaltos nas províncias de Sevilha, Badajoz e Toledo cometidos desde o dia 28 de Julho, quando o casal de fugitivos atravessou a fronteira de Ayamonte depois de ter assaltado outro posto de combustível em Faro (Portugal) e ter cometido anteriormente outros três roubos no Algarve.

Foram detidos em Zamora depois da denúncia de um cidadão, que alertou a Guardia Civil, no sábado. Foram presos quando jantavam no interior da viatura roubada, tendo sido cercados por agentes da Policia Nacional, que os deteve sem que estes oferecessem resistência, segundo explicou hoje em conferência de imprensa o chefe da polícia de Zamora, Guillermo Vara.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários