Terá sido mesmo Vermeer a pintar esta jovem mulher que começou por ser um homem

Girl with the Red Hat foi analisada com recurso à mais moderna tecnologia e conservadores da National Gallery de Washington garantem agora que só pode ter sido pintada pelo mestre dos Países Baixos. Os peritos do Rijksmuseum parecem concordar.

Foto
Pormenor de Girl with the Red Hat (c.1666/1667), de Johannes Vermeer National Gallery of Art, Washington

Uma mulher ainda muito jovem, vestida de azul, com uma gola que aparenta ser rendada e um chapéu vermelho. Tem o cabelo apanhado e usa um par de brincos pendentes. Olha para o espectador como se tivesse acabado de voltar a cabeça na direcção de um som, de uma voz, que lhe captou a atenção. A boca está entreaberta e o rosto, ligeiramente rosado, recebe luz vinda da direita, o que não é nada habitual nas obras de Johannes Vermeer (1632-1675), um dos mestres incontestados da pintura do século de ouro holandês.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários