Cresce o eucaliptal em modo ilegal por esse Portugal

Qual a mensagem que é transmitida à sociedade por parte da entidade que representa as celuloses? A lei é para cumprir só até onde os nossos olhos alcançam?

Foto
"Não só a autoridade florestal nacional não tem meios para fiscalizar como, no decurso das denúncias, acaba, em geral, por não exigir o arranque das plantações ilegais" Miguel Manso

Ao contrário do que a lei estipula (Lei n.º 77/2017, de 17 de Agosto), no que diz respeito à proibição das arborizações com espécies do género Eucalyptus sp., e em sentido inverso à meta prevista na Estratégia Nacional para as Florestas (RCM n.º 6-B/2015, de 4 de Fevereiro), de atingir em 2030 uma área de plantações de eucalipto equivalente à registada em 2010, o facto é que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) é incapaz de controlar as plantações ilegais, que despontam pelo território. Quando estas vêm a público, o facto resulta da intervenção cívica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários