Atleta Ricardo Dos Santos parado pela polícia em Londres pela segunda vez

Atleta português e a sua mulher, a atleta britânica Bianca Williams, foram parados e algemados pela polícia há dois anos e acusaram as forças de segurança britânicas de discriminação racial. Ricardo Dos Santos diz agora que “nada mudou” após ter sido parado por sete polícias armados.

Foto
O atleta português Ricardo Dos Santos foi alegadamente vítima de discriminação racial SRDJAN SUKI/EPA

O atleta português Ricardo Dos Santos, que alegadamente foi vítima de discriminação racial durante uma operação stop há dois anos, revelou que foi parado pela segunda vez por “sete polícias armados” enquanto se deslocava para a sua casa em Londres, neste fim-de-semana.

Ricardo Dos Santos fez várias publicações no Twitter, nas quais mostra vídeos do momento em que foi parado e interrogado pela polícia.

O atleta português disse que os polícias acreditavam que ele estava ao telefone quando o pararam e alegou que um polícia pegou no bastão “por frustração, pronto a partir o vidro” do carro por não saber como abrir a porta do carro Tesla que o atleta conduzia.

Ricardo Dos Santos lamenta que “nada mudou” desde que foi parado pela polícia há mais de dois anos com a sua mulher, Bianca Williams, e o seu filho bebé no carro.

“Não estou surpreendido por ter de passar por isto de novo”, escreveu numa publicação. “Enquanto conduzia para casa ontem à noite, sete polícias armados da polícia britânica pararam-me porque pensaram que eu estava ao telefone enquanto conduzia. A pedido deles, parei quando era seguro fazê-lo”, explicou.

“Depois de ter parado, dois polícias correram para as laterais do carro, um punho cerrado bateu na minha janela e tentou abrir a porta do carro. Não sabendo como usar um puxador da porta do carro Tesla, ele pegou no seu bastão, frustrado, pronto a partir o vidro”, acrescentou.

“[Sinto-me] irritado porque dois anos depois nada mudou. Porque é que sete polícias armados precisam de estar presentes quando eu estava sozinho? Dois ou três, no máximo, seria o suficiente”, concluiu.

Mais tarde, Ricardo Dos Santos disse que partilhou apenas algumas filmagens nas redes sociais e que os outros vídeos estão já na posse do seu advogado.

Em Julho de 2020, imagens de Williams e de Dos Santos a serem revistados e algemados foram amplamente partilhadas nas redes sociais. Williams acusou a polícia de discriminação racial.

Em Abril, a Agência Independente para a Conduta Policial (IOPC) anunciou que um sargento e quatro polícias enfrentariam uma audiência disciplinar por má conduta grave na sequência do incidente.

Sobre o caso deste fim-de-semana, a polícia britânica disse que mandaram o atleta parar porque estavam “preocupados que o condutor pudesse estar a usar um telemóvel ao volante”.

“Estamos cientes de [que circulam] imagens nas redes sociais que mostram parte de uma paragem de um carro. Por volta das 4h de domingo, 14 de Agosto, polícias armados estavam em patrulha de rotina num veículo da polícia identificado”, revelou a polícia britânica em comunicado citado pelo diário britânico The Guardian.

“Os polícias indicaram claramente para o carro encostar, mas o condutor não o fez e eles pediram mais assistência. O condutor parou cerca de cinco minutos depois no Orsett Terrace W2, e os polícias conversaram com ele sobre por que queriam parar o veículo. Após a conversa, o veículo foi autorizado a passar. Desde então, entramos em contacto com o condutor via Twitter para convidá-lo a entrar em contacto connosco se quiser discutir mais este assunto”, acrescentou.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários