Fogo na Guarda dado como dominado

“Foi dado como dominado, agora as equipas dos bombeiros vão-se manter no local, com a vigilância muito apertada, para evitar qualquer reacendimento que é normal que surja”, disse o presidente da câmara da Guarda, Sérgio Costa.

Foto
Incêndio na freguesia de Vila Cortês do Mondego, Guarda, 13 de Agosto de 2022 NUNO ANDRÉ FERREIRA/LUSA

O incêndio que deflagrou na tarde de sábado no concelho da Guarda foi dado como dominado às 07h19 deste domingo, de acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.

“Foi dado como dominado, agora as equipas dos bombeiros vão-se manter no local, com a vigilância muito apertada, para evitar qualquer reacendimento que é normal que surja”, disse, por seu turno, à Lusa o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa.

Para o autarca “é fundamental” ter “muitas equipas no local” devido aos reacendimentos e também “por causa dos ventos”.

“Ontem [sábado] quando começou o incêndio, pouco antes, o vento estava a começar a soprar com intensidade, por isso é que aconteceu o que aconteceu. Hoje a previsão é muito mais reduzida, mas já sabemos que nestas coisas, de vez em quando, as previsões também falham, por isso é importante ter muita gente no local sempre pronta para atacar qualquer reacendimento”, frisou.

O comandante dos bombeiros da Guarda, António Pereira, adiantou à Lusa que “foi uma noite de muito trabalho, árduo, mas agora, principalmente no flanco direito, na direcção de Mizarela, uma zona de muitas escarpas e difícil acesso, há o apoio dos meios aéreos para ajudar a eliminar os pontos quentes”.

De acordo com informação disponível no site da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), o incêndio, que deflagrou em Mizarela, pelas 15h36, teve duas frentes activas: uma para Mizarela e a outra para Vila Cortês e está a ser combatido por 420 operacionais apoiados por 121 viaturas e dois meios aéreos.

O alerta em Aldeia Viçosa foi dado pelas 15h36 de sábado e, quase de imediato, foram evacuadas a praia fluvial de Aldeia Viçosa e a povoação de Soida.

O incêndio levou também à retirada de um grupo de campistas de 60 pessoas do parque de campismo de Mizarela que foram levados para a Guarda.

Em declarações à Lusa no sábado, o comandante regional do Centro da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, António Ribeiro, explicou que “este incêndio é totalmente independente do outro que esteve activo ao longo da semana” na serra da Estrela.

Esse incêndio deflagrou na madrugada do dia 6 de Agosto em Garrocho, no concelho da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, e as chamas estenderam-se depois ao distrito da Guarda, nos municípios de Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira.

A Protecção Civil deu o fogo como dominado pelas 23h36 de sexta-feira e, no sábado, apontou que “poderá ser declarado como completamente extinto” em “mais um ou dois dias”.

Sugerir correcção
Comentar