Tomem lá mais um artigo para denunciarem à ERC e à CIG

Para a ILGA, qualquer análise das questões relacionadas com as minorias, em especial da comunidade transgénero, tem de seguir um guião pré-definido, sem espaço para nuances, adversativas, hesitações ou perguntas.

Está encontrada a frase do ano. Reza assim: “Outros artigos, menos imediatos do ponto de vista do insulto, soam a discussões inofensivas, intelectuais e etéreas, mas chegam à maior parte das pessoas LGBTQIA+ que os leem como actos de bullying”. A frase é de Ana Aresta, presidente da ILGA Portugal, e vinha no Expresso da semana passada como justificação para a denúncia apresentada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e na Comissão para a Cidadania e para a Igualdade de Género (CIG) contra uma lista de crónicas consideradas “veículo de ódio, transfóbicas e homofóbicas”. Porque é que esta é a frase do ano? Porque nenhuma outra é tão representativa do Zeitgeist do mundo ocidental em 2022. Nenhuma capta tão bem este espírito autoritário que foi tomando conta do nosso tempo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 37 comentários