A má notícia das buscas à mansão de Trump

Instilar na sociedade a ideia de que o Governo mente por natureza, que o jornalismo é uma fábrica de fake news, que os políticos roubam e os juízes são corrompidos, como Trump sempre fez, leva aonde a América está hoje.

Aprendemos a acreditar que a democracia tinha na essência dos seus princípios e no equilíbrio da separação de poderes ingredientes suficientes para derrotar os adversários que, como Donald Trump, apostam na mentira e na manipulação. E, sim, Trump foi derrotado, e um dos seus seguidores, Jair Bolsonaro, arrisca o mesmo destino. O que não quer dizer que o veneno que instilaram nas democracias esteja esgotado. O que está a acontecer na sequência das buscas do FBI à mansão de Trump mostra que essa convenção que permitia aos cidadãos julgar a política com base na lei, na ética ou no interesse público continua ameaçada.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 63 comentários