Pensar muito também nos deixa exaustos. Mas porquê?

Não é só o exercício físico que nos deixa cansados. E a resposta para o cansaço depois de obrigarmos o cérebro a trabalhar durante várias horas ou dias pode estar na acumulação de uma substância tóxica no nosso cérebro.

Foto
A exaustão mental pode surgir depois de várias horas ou dias de esforço cognitivo Adriano Miranda

À sexta-feira, o cansaço da semana de trabalho acumula-se e aguardamos pelo fim-de-semana para repousar, sair com os amigos ou passear. E isto é independente do tipo de trabalho que temos. O dito trabalho duro e que exige de nós fisicamente deixa-nos fatigados e cansados ao final do dia. Mas não só. Esta exaustão de um dia ou de uma semana de trabalho também pode ser mental e deriva do exercício a que obrigamos o nosso cérebro diariamente (ou de pensar muito). E este cansaço tem um motivo: o cérebro abranda e relaxa para gerir o exercício mental acumulado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar