Gil Vicente goleia Riga e avança para play-off da Liga Conferência

Minhotos não deram hipótese à formação da Letónia, aproveitando noite para esquecer do lateral-esquerdo Ngonda Muzinga.

Foto
Kevin assinou segundo golo dos gilistas EPA/HUGO DELGADO

A inédita caminhada do Gil Vicente nas competições europeias terá, pelo menos, mais um capítulo: os “galos” receberam e venceram esta quinta-feira o Riga por 4-0, carimbando o acesso ao play-off da Liga Conferência. Os minhotos têm agora encontro marcado com os neerlandeses do AZ Alkmaar, que anularam uma desvantagem de um golo na primeira mão ao golearem por 7-0 os escoceses do Dundee United.

Depois de um empate a uma bola na primeira mão, estava tudo em aberto na eliminatória, com ambas as formações galvanizadas por vitórias nos respectivos campeonatos. Nos primeiros dez minutos encostados às cordas – com duas defesas de grande nível de Andrew –, os gilistas imprimiram velocidade no jogo e surpreenderam uma equipa da Letónia adormecida, capitalizando aquela que foi uma noite de terror para o lateral-esquerdo Ngonda Muzinga.

Aos 16’, o congolês encostou para autogolo um canto batido na direita por Boselli: a bola sobrevoou toda a área e, na ânsia de impedir o golo a Fran Navarro, Ngonda esticou a perna esquerda e colocou o Gil Vicente por cima na eliminatória - no conjunto das duas mãos, os “galos” venciam agora por 2-1.

Apesar da vantagem, os minhotos mantiveram o pé no acelerador e voltariam a chegar à felicidade seis minutos depois. Após uma recuperação de bola no meio-campo do Riga, Kevin lançou-se numa iniciativa individual que parecia condenada ao falhanço: rodeado por três adversários, o gilista conseguiu serpentear até à entrada da área. Um remate fraco apontado ao ângulo inferior direito da baliza foi suficiente para colocar a bola fora do alcance de Nils Toms e fazer o 2-0 do jogo e o 3-1 na eliminatória.

A eliminatória ficou sentenciada nos derradeiros momentos do primeiro tempo, novamente com a ajuda involuntária de Ngonda Muzinga. O lateral esquerdo fez um atraso desastrado para o guarda-redes, entregando de bandeja a bola a Fran Navarro, que precisou apenas de encostar para uma baliza vazia.

Quando o árbitro apitou para o intervalo, o treinador do Riga, Sandro Perkovic, ficou imóvel durante largos minutos – incrédulo com o descontrolo mostrado pela equipa. A verdade é que as palavras ao intervalo de nada serviram para mudar o sentido do jogo: o Riga voltaria a mostrar a mesma ineficácia e apatia dos primeiros 45 minutos.

Aos 75’, Ngonda Muzinga derrubou Boubacar na área. Na conversão da grande penalidade, Fran Navarro não perdoou e assinou o bis. Os últimos 15 minutos foram puramente de gestão para os gilistas, que aproveitaram para recolher os aplausos dos 7596 espectadores que se deslocaram ao estádio.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários