Chalana, o “Pequeno Grande Genial” que não era canhoto

Morreu aos 63 anos um dos grandes jogadores da história do Benfica e do futebol português. Um futebolista de eleição, com uma vida que deu que falar dentro e fora dos relvados.

Foto
Fernando Chalana foi seis vezes campeão com o Benfica Manuel Moura/LUSA

Fernando Chalana passou a vida inteira a enganar-nos. Fazia coisas geniais com o pé esquerdo, tinha uma habilidade maradoniana com a bola, condução em velocidade, finta, remate – até marcava golos de canto directo com o pé esquerdo. Sempre pensámos que ele era canhoto. E no entanto… “As pessoas pensam que sou canhoto, mas sou destro”, revelou numa entrevista ao site do Sindicato dos Jogadores em 2018. “As pessoas é que diziam e continuam a dizer que eu tinha um magnífico pé esquerdo, mas não sou esquerdino, nunca fui. Sou destro, talvez também por isso enganava muitos adversários. Mas as pessoas, incluindo os jornalistas, nunca viram isso.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários