Se for condenado, Trump pode ser impedido de se candidatar à Casa Branca?

Decisão do Supremo Tribunal, de 1969, determina que nenhuma lei do Congresso pode alterar os critérios fixados na Constituição para as candidaturas à Casa Branca. Trump pode concorrer se for condenado, e não seria o primeiro na história dos EUA a candidatar-se a partir da prisão.

Foto
Trump foi absolvido em dois processos de destituição no Congresso Reuters/BRIAN SNYDER

As buscas do FBI na mansão de Donald Trump na Florida, na segunda-feira, indicam que o Departamento de Justiça está mais perto do que nunca de deduzir uma acusação criminal contra um ex-Presidente dos EUA — o que, a acontecer, será a primeira vez na história do país. Mas, segundo uma interpretação do Supremo Tribunal norte-americano, de 1969, Trump não pode ser impedido de se candidatar à Casa Branca mesmo que venha a ser condenado em tribunal — mais do que isso, os EUA já tiveram um candidato a Presidente que fez campanha quando estava a cumprir uma pena de dez anos de prisão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários