No Algarve, turista que aterre no aeroporto ganha laranjas: há uma tonelada para oferecer

O Turismo do Algarve e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas da região lançam o que chamam de “acção de charme” com sabor a laranja algarvia. Iniciativa estava prevista para começar esta terça-feira mas foi adiada.

Foto
O Algarve seduz com laranjas Filipa Fernandez

“Os citrinos do Algarve são hoje um «cartão-de-visita» da região”, sublinha-se em comunicado de lançamento de uma operação de divulgação da laranja algarvia coordenada pelo Turismo do Algarve e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve​.

“Doces e sumarentas”, as laranjas do Algarve vão dar as “boas-vindas” aos turistas. Todos os que aterrarem no aeroporto internacional de Faro (aeroporto Gago Coutinho), durante o período da acção, serão presenteados com o divino fruto.

No total, adianta-se, será distribuída uma tonelada de laranjas e a acção “tem o apoio de um produtor regional e do Aeroporto de Faro”. A iniciativa deveria decorrer entre 9 e 12 de Agosto, mas entretanto os organizadores adiaram a sua realização A iniciativa deveria decorrer entre 9 e 12 de Agosto, mas “foi adiada por motivos imprevistos e será oportunamente reagendada​”, anunciou o Turismo do Algarve.

“Foram o primeiro produto regional com Indicação Geográfica Protegida (IGP), obtida em 1994, e o Algarve detém o título de principal produtor de citrinos do país”, assinala a nota de apresentação da iniciativa.

Na região, os citrinos ocupam uma área de cerca de 16 mil hectares, com uma produção estimada em mais de 350 mil toneladas anuais.

Detalhe, aliás evidenciado numa reportagem recente (2021) da Fugas: embora associada ao Inverno, há laranja a sair dos pomares praticamente todo o ano.

No Algarve existe mesmo a possibilidade de passear seguindo a Rota da Laranja.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários