Basquetebol: reforços norte-americanos para FC Porto e Sporting

Michael Finke é a sexta contratação dos “dragões”, Isaiah Armwood a quinta dos “leões”. Ambos desempenham a função de extremo/poste.

Foto
Isaiah Armwood Sporting CP

O extremo/poste Michael Finke é o sexto reforço do basquetebol do FC Porto para 2022-23. O norte-americano, de 26 anos, chega do Apollon Limassol e junta-se a Diogo Runge, Miguel Maria Cardoso, João Guerreiro, Keven Gomes e ao compatriota Teyvon Myers no lote de contratações ao dispor de Fernando Sá, sucessor do espanhol Moncho López no cargo de treinador.

“Os meus objectivos são bastante simples: lutar pelo campeonato e pela Taça da Europa. Temos um plantel talentoso, que nos pode ajudar a consegui-lo se trabalharmos no duro. O FC Porto é um clube de sucesso ao longo dos anos e queremos alargá-lo às provas internacionais”, frisou o atleta.

Formado nas equipas universitárias de Illinois Fighting Illini e Grand Canyon Antelopes, Michael Finke passou por Legia de Varsóvia (Polónia), Kalev (Estónia) e Leiden (Países Baixos), antes de repartir a última época no Aris Salónica (Grécia) e no Apollon Limassol (Chipre), onde somou médias de 17,5 pontos, 7,6 ressaltos e 1,3 assistências por jogo.

Também nesta segunda-feira o Sporting anunciou a chegada de mais um americano, no caso Isaiah Armwood, um extremo/poste de 31 anos e 2,06 metros, que na última época alinhou nos lituanos do BC Siauliai. Depois de Ivica Radic, DJ Fenner, Marko Loncovic e Marcus LoVett Jr, este é mais um reforço para Pedro Nuno Monteiro.

“Sei que é um grande clube com elevadas expectativas. Estou desejoso de começar a treinar e competir por títulos este ano”, afirmou Isaiah Armwood à Sporting TV. “Venho dos EUA, onde o tipo e o estilo de jogo são diferentes. Ajudou-me imenso. Jogar na G-League fez com que evoluísse enquanto jogador e profissional. Depois voltei à Europa, e isso também ajudou muito na minha evolução”.

Depois de ter jogado basquetebol universitário nos EUA ao serviço dos Villanova Wildcats e dos George Washington Colonias, Armwood jogou no Aquila Basket Trento e no Chieti Basket 1974, em Itália, nos japoneses do Rizing Zephyr Fukuoka, nos húngaros do DEAC, nos norte-americanos do Capital City Go-Go e do Lakeland Magic e nos romenos do CS Dinamo Bucuresti, além dos lituanos do BC Siauliai, onde jogou em 2021-22.

Sugerir correcção
Comentar