A formação do Brasil

No final do período colonial, a população de origem africana no Brasil constituía a vasta maioria num conjunto estimado entre três e quatro milhões de pessoas. Os preconceitos raciais a que foram submetidos, visando justificar a hierarquia social, deram lugar a uma discriminação de longa duração.

Foto
"Escravos descansando na casa de um senhor, no caminho para outra fazenda", de Johann Moritz Rugendas (1830) DR

A colonização portuguesa, o tráfico de escravos de África e a relação com a população ameríndia foram fatores de formação do Brasil. Entre 1415, data da conquista de Ceuta, e 1822, data da independência do Brasil, a emigração portuguesa foi estimada em 1,6 milhões por Vitorino Magalhães Godinho. A vasta maioria foi para o Brasil, devido a dois meses de viagem, tempo relativamente curto comparado com seis meses para a Índia, e baixa taxa de mortalidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários