Jovem campeã de damas angaria dinheiro para soldados ucranianos

Os transeuntes param, um após o outro, para desafiar a campeã mundial, apenas para perder em poucos minutos. A caixa de donativos enche-se rapidamente.

Foto
Valeria Yezhova, 11 anos, jogo damas numa rua de Kiev Japan News-Yomiuri

A cada salto duplo e a cada peça que ganha, Valeria Yezhova, de 11 anos, arrecada mais dinheiro para os soldados ucranianos. A jovem é campeã mundial de damas do ano passado e está a jogar o jogo de tabuleiro nas ruas de Kiev para angariar dinheiro, que lhe é doado pelos oponentes e pelas pessoas que assistem ao hogo. Até agora, já enviou aos militares ucranianos quase dois mil euros.

Na tarde de quinta-feira, Valeria Yezhova abriu a sua mesa à entrada de um supermercado. Uma placa de papelão apoiada ao lado do tabuleiro de xadrez diz: “Vamos lutar para apoiar o exército ucraniano.”

Os transeuntes param, um após o outro, para desafiar a campeã mundial, apenas para perder em poucos minutos. A caixa de donativos enche-se rapidamente.

Foi aos quatro anos que a adolescente começou a jogar damas e em Julho decidiu vir para a rua fazê-lo porque começou a pensar numa forma de ajudar os soldados que lutam para defender o país dos invasores russos.

Quando falou com a mãe sobre o que fazer, esta aconselhou-a a ajudar com algo em que fosse boa. Valeria soube de imediato como ajudar.

Durante duas horas, a menina enfrenta cerca de meia centena de oponentes. Na quarta-feira, os militares deram uma medalha a Valeria Yezhova como sinal de gratidão pelo seu apoio.

Questionada sobre os seus sonhos, a campeã do jogo de tabuleiro responde: “O fim da guerra para breve e que as damas se tornem populares na Ucrânia.” A cada movimento de uma peça, Valeria tenta aproximar-se de cumprir ambos.

Sugerir correcção
Comentar