EUA acusam China de “irresponsabilidade” ao suspender a cooperação em assuntos de importância global

Antony Blinken critica corte dos principais canais de comunicação entre os dois países. Pequim ensaia invasão de Taiwan no terceiro dia de exercícios militares.

Foto
Antony Blinken visitou este sábado as Filipinas Reuters/POOL

A China está a fazer refém a cooperação em assuntos de importância global, como as alterações climáticas, ao cortar os principais canais de comunicação com os EUA, acusou este sábado o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken. As declarações do chefe da diplomacia de Washington coincidiram com mais um dia, o terceiro, de manobras militares chinesas em redor de Taiwan, que as autoridades de Taipé classificaram como um ensaio para a invasão da ilha.

Suspender a cooperação climática não castiga os Estados Unidos, castiga o mundo, em particular os países em vias de desenvolvimento”, afirmou Blinken numa conferência de imprensa online com o seu homólogo das Filipinas, depois de se ter encontrado com o Presidente recém-eleito, Ferdinando Marcos Jr., em Manila.

“Não devemos manter a cooperação como refém em assuntos de interesse global por causa das diferenças entre os nossos dois países”, disse o secretário de Estado norte-americano, acusando Pequim de estar a tomar “medidas irresponsáveis”.

Na sexta-feira, a China anunciou o cancelamento ou a suspensão da cooperação com os Estados Unidos em vários assuntos, incluindo o diálogo de alto nível entre responsáveis militares numa altura em que as relações entre Washington e Pequim se deterioraram após a visita da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a Taiwan.

A decisão do Governo chinês prevê o fim das reuniões de trabalho entre os respectivos Ministérios da Defesa sobre segurança das zonas marítimas, além da suspensão da colaboração em matéria de alterações climáticas, luta contra a criminalidade transfronteiriça, cooperação judicial e repatriamento de imigrantes clandestinos.

“O maior emissor de carbono do mundo recusa agora envolver-se no combate à crise climática”, afirmou Blinken, criticando também a interrupção dos canais militares entre os dois países, “que são vitais para evitar falhas de comunicação e prevenir crises”.

Ensaio para a invasão

Os exercícios militares chineses em volta de Taiwan continuaram este sábado, com as autoridades de Taipé a informar que vários navios e aviões militares voltaram a atravessar a linha média do Estreito de Taiwan, uma barreira imaginária que funciona como uma fronteira não oficial, no que definiram como um “possível ataque simulado”.

O Governo taiwanês emitiu alertas e destacou patrulhas aéreas e navais, activando ainda os sistemas de mísseis terrestres, tal como tinha feito na sexta-feira, para responder ao que classificou como uma “forte provocação”.

O Ministério da Defesa da ilha publicou uma foto de um marinheiro taiwanês numa fragata a olhar para um navio de guerra chinês nas proximidades da costa Leste de Taiwan. “Não é, absolutamente, photoshop!”, lia-se na legenda da publicação. “Os exercícios militares da China mudaram unilateralmente a situação actual na região e prejudicaram seriamente a paz no Estreito de Taiwan”, acusou ainda o Governo taiwanês.

Os exercícios militares da China, que devem terminar neste domingo, decorrem em seis áreas à volta da ilha, uma delas a cerca de 20 quilómetros da costa de Kaohsiung, a principal cidade do Sul de Taiwan. Embora a China tenha realizado outros exercícios no Estreito de Taiwan nos últimos anos, os desta semana são diferentes porque “cobrem uma área maior, envolvem mais elementos militares e espera-se que sejam altamente eficazes”, indicaram peritos de defesa chineses citados pela imprensa local.

A China, que chamou à visita de Pelosi uma “farsa” e uma “deplorável traição”, reivindica a soberania sobre a ilha e considera Taiwan uma província separatista desde que os nacionalistas do Kuomintang se retiraram para o local em 1949, após perderem a guerra civil contra os comunistas liderados por Mao Tsetung.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários