Em Locarno, o cinema e a vida de Marie Carré e Acácio de Almeida

A carreira do venerando director de fotografia é o ponto de partida para um filme-ensaio onde se percorre o último meio século do cinema em Portugal, estreado no festival suíço.

cultura,locarno,cinema-portugues,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Luís Miguel Cintra no filme em que, pela primeira vez, Marie Carré e Acácio de Almeida assumem a “realização” DR
NFS Nuno Ferreira Santos - 01 Agosto 2022 - Acacio de Almeida e Marie Carre realizadores do filme " Objectos de luz "
Fotogaleria
Acácio de Almeida e Marie Carré Nuno Ferreira Santos
cultura,locarno,cinema-portugues,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Isabel Ruth naquele que é o mais belo momento deste filme esquivo e indefinível, onde tudo surge por associação, por “rimas” poéticas com tanto de visual como de temático

Diz-se no programa do festival de Locarno que Objectos de Luz, que este sábado se estreia fora de concurso no festival suíço, é uma “primeira obra”. A expressão, sendo tecnicamente verdadeira, parece deslocada num filme assinado por Marie Carré e Acácio de Almeida, que partilham o cinema e a vida há quatro décadas. Ela representava uma das personagens principais de Agosto de Jorge Silva Melo (1988), onde ele era director de fotografia; e se Marie não seguiria carreira como actriz, para lá de participações esporádicas, Acácio é (e, aos 84 anos, continua a ser) um dos mais lendários directores de fotografia do cinema feito em Portugal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar