Partilha ilegal de imprensa nas redes provoca prejuízos de 43 milhões de euros

Obercom estudou grupos do Telegram que partilham ilegalmente edições de jornais e revistas em PDF. Recomenda que sector deixe de usar formatos em PDF e se façam campanhas de sensibilização.

Foto
Jornais perdem milhões com pirataria Nuno Ferreira Santos

Depois de há poucos meses a Visapress ter calculado que o impacto potencial da partilha ilegal de jornais e revistas nas redes sociais será de cerca de 40 milhões de euros anuais, o Obercom – Observatório da Comunicação avalia agora, numa estimativa intermédia, que esse prejuízo seja na ordem dos 43 milhões de euros. Esse é o cenário médio, já que o menos mau se situa nos 33 milhões de euros de perdas da imprensa com a pirataria e o pior chega aos 60 milhões de euros anuais. Para o Estado, estes cenários representam perdas de receita de IVA entre 2 e 3,6 milhões de euros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar