Os povos indígenas e a formação da sociedade colonial no Brasil

A par da escravidão, os portugueses desenvolveram múltiplas formas de exploração e violência sobre os indígenas ao longo de todo o domínio colonial, algumas que perduraram até ao Brasil independente.

Foto
Encontro com indígenas, Johann Moritz Rugendas Colecção Biblioteca Nacional Brasil/Heritage Images/Getty Images

O litoral atlântico da América do Sul era habitado, em 1500, por três a cinco milhões de pessoas. Eram povos semi-sedentários, de diversas etnias, línguas e culturas, que praticavam a agricultura, a recoleção e a caça. Possuíam um conhecimento profundo das terras onde há muito viviam e estavam a elas ligados de uma forma intensa, bem diferente da relação de posse que era corrente na Europa. Embora não utilizassem a escrita, tinham formas de preservação da sua memória coletiva, relacionando-se uns com os outros através da circulação de pessoas, do comércio e da guerra.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários