Vejam o triste estado do museu Paula Rego – e aprendam

É fascinante ler hoje as notícias da inauguração da Casa das Histórias, que custou 5,3 milhões de euros, mais ou menos o valor que fazia agora falta para comprar os melhores quadros que já lá não estão. Vão-se os dedos, ficam os anéis.

Há dois meses, escrevi neste jornal um artigo contra a ideia absurda de ter as câmaras de Oeiras e de Lisboa alegadamente a disputar o futuro museu que Joana Vasconcelos deseja para si própria, uma coisinha modesta, para custar “entre 10 e 15 milhões de euros”. Escrevi “alegadamente” porque, entretanto, a Câmara de Oeiras informou-me que não estava a disputar coisíssima nenhuma, e tendo em conta a leveza com que em Lisboa Carlos Moedas se predispõe a construir estátuas e bustos ao primeiro que lhe bate à porta, o mais provável é que tudo não passe de um tour de force da própria artista para conseguir aquilo que ainda ninguém realmente lhe prometeu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 47 comentários