Padre suspeito de violação afastado de funções. Vítima foi recebida pelo Patriarca de Lisboa

Denúncia envolve vítima maior de idade e o caso, que terá ocorrido em Julho, foi comunicado às autoridades civis. “Até ao apuramento dos factos” está suspenso de funções.

Foto
Patriarcado de Lisboa deu conta do afastamento do padre num comunicado emitido esta segunda-feira Nuno Ferreira Santos

O Patriarcado de Lisboa afastou de todas as funções um padre diocesano que é suspeito de um crime de violação. A vítima é maior de idade e o caso já foi reportado às autoridades civis, anuncia aquele organismo da igreja Católica.

Num comunicado divulgado nesta segunda-feira, o Patriarcado de Lisboa diz ter recebido “uma denúncia relativa a um possível crime de violação praticado por um sacerdote diocesano”. Fonte da igreja explicou ao PÚBLICO que o caso foi relatado pessoalmente pela vítima, que foi recebida pelo Cardeal Patriarca, Manuel Clemente, a seu pedido.

O crime terá ocorrido há poucas semanas, durante o mês de Julho. A vítima é uma mulher, com cerca de 50 anos. Não teria ligações com nenhuma organização católica. O padre tem uma idade semelhante.

​O caso “foi comunicado às autoridades civis competentes”. A cúpula católica na capital decidiu também, depois de ouvida a vítima e também o sacerdote, “dar início aos procedimentos canónicos previstos para este tipo de casos” e afastou o padre de todas as suas funções “até ao apuramento dos factos”.

A alegada violação “não se enquadra no âmbito da Comissão de Protecção de Menores”, esclarece também o Patriarcado de Lisboa, em comunicado. O caso não está relacionado com o trabalho que tem vindo a ser realizado pela Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica.

Esta decisão do Patriarcado de Lisboa, suspendendo o padre envolvido neste caso, contrasta com a notícia que veio a público na semana passada. Um padre que nos anos 1990 tinha a seu cargo duas paróquias da zona norte do distrito de Lisboa é suspeito de ter abusado sexualmente de crianças. A denúncia, de pelo menos um destes casos, foi feita pela mãe de uma das alegadas vítimas, ainda nessa altura, ao então cardeal-patriarca de Lisboa, José Policarpo, e, mais recentemente, a Manuel Clemente, que exerce as mesmas funções. Em ambos os casos, não terá havido qualquer denúncia às autoridades civis nem um procedimento interno da Igreja.

O cardeal-patriarca de Lisboa comentou na sexta-feira a notícia. “Aceito que este caso e outros do conhecimento público, e que foram tratados no passado, não correspondem aos padrões e recomendações que hoje todos queremos ver implementados”, escreveu numa carta aberta. D. Manuel Clemente disse querer “esclarecer o que na verdade” testemunhou, tendo em conta “os muitos equívocos e perplexidades”, como lhes chama, que tem constatado em “torno dos relatos sobre o doloroso caso denunciado em 1999”.

Sugerir correcção
Ler 16 comentários